DIFUSA FRONTEIRA - Núcleo de Integração Cultural Brasil-América Latina
.......


AVerso Apresenta AVLAB São Paulo
Fevereiro.14





Imagens: Attraktor Zero


Programação do ciclo de oficinas do SESC Pompéia ARTIVISMO: CRIAÇÕES ESTÉTICAS PARA AÇÕES POLÍTICAS!
Clique aqui

Dias 21, 22, 23 e 25 de fevereiro. Sexta, das 19h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Terça das 19h às 22h. Gratis e aberto a todos os públicos. Necessidade de inscrição prévia para o módulo Laboratório (ver info.)


AVLAB São Paulo: Laboratório + Encontro
Artemidia e Tecnopolitica na esfera do Procomún

Curadoria e coordenação: Daniel Gonzalez Xavier *

AVLAB é uma linha didática e participativa de arte, tecnologia e criações audiovisuais, desenvolvida pelo Medialab-Prado de Madri em 2006. A plataforma contempla criações experimentais, atuações audiovisuais, dispositivos interativos, além de projetos educativos, científicos e de tecnologias sociais. Nesta primeira edição no Sesc Pompeia, o AVLAB propõe-se a reunir artistas e projetos de âmbitos diversos, com a intenção de tecer de forma inventiva, táticas que apontem a reconfiguração do vínculo arte, tecnologia e politica na esfera do PROCOMÚN. Este termo expressa, mediante uma nova abordagem, a ideia de que alguns bens pertencem a todos, e que em conjunto formam uma comunidade de recursos que, portanto, deveria ser protegida e gerida criativamente por todos. A atividade composta por dois módulos autônomos e complementares, contempla três núcleos convidados a desenvolver procedimentos e estratégias artísticas e tecnopolíticas, transversais a construção criativa, crítica, conceitual e afetiva do Prócomum. Pertencem ao Procomún os recursos naturais como o ar, a água, os oceanos, a vida selvagem e os desertos, e também a Internet, o espaço radioelétrico, os números, os medicamentos etc. Também inclui abundantes criações sociais: bibliotecas, parques, espaços públicos, além da investigação científica e o conhecimento público que acumulamos durante séculos.


Ilustração: Carla Boserman

AVLAB São Paulo no Vimeo: clique aqui

COORDENAÇÃO E CURADORIA:
Daniel Gonzalez Xavier*

NÚCLEOS PARTICIPANTES
- Mapping the Commons
- Frente três de Fevereiro
- O Crânio Sonante (Skull Souding)

“Provocador”/Player - Attraktor Zeros ( Pedro Paulo Rocha)

MÓDULOS:
Módulo I Laboratório AVLAB
Dias 21, 22 e 23/2. Sexta, das 19h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 18h (com intervalo para almoço).

Modulo II Encontro AVLAB
Dia 25/02. Terça, das 19h às 22h.

Módulo I
Laboratório AVLAB

Imersão processual e participativa, que terá o desafio de criar um prótotipo, resultante da intersecção prática entre as três propostas. Os inscritos na atividade vão participar ativamente do processo de criação colaborativa do protótipo, propondo, tomando decisões e aportando suas percepções, conhecimentos e experiências. A inscrição para o Laboratório AVLAB é mediante ao envio de um email, que deve contemplar uma bio. de até 8 linhas e um brevissimo texto, que aborde as seguintes questões: Qual é sua espectativa em relação aos três dias de laboratório? A principio de que modo vc acredita que possa contribuir e potencializar o processo criativo emprendido nas jornadas?
oficinas@pompeia.sescsp.org.br

Dias 21, 22 e 23/2. Sexta, das 19h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 18h (com intervalo para almoço).


Módulo II
Encontro AVLAB

Em estreito dialogo com o público presente, os três núcleos participantes, vão expor de modo didático e informal os aspectos conceituais, processuais e técnicos de seus projetos, compartilhando assim suas estratégias de produção e as ferramentas tecnológicas e conceituais utilizadas. Se enfatizará o trabalho conjunto, realizado durante o modulo Laboratório AVLAB, e será apresentado pelos nucléos convidados e participantes, o prototipo desenvolvido durante o processo.

Dia 25/02. Terça, das 19h às 22h.


SOBRE OS NÚCLEOS PARTICIPANTES:



- Mapping the Commons – É uma plataforma de investigação e representação do comúm urbano, coordenada pelo hack-arquiteto espanhol Pablo Soto em colaboração com o jornalista Bernardo Gutiérrez. A pesquisa toma a forma principal de laboratórios temporários, onde se encontram ativistas, artistas, científicos sociais e estudantes de diferentes disciplinas, para coletivamente desenvolverem formas emergentes de resistências e ação, concentrando-se na riqueza mais importante da cidade: os seus bens comuns. Participam do Laboratório e Encontro AVLAB os espanhois radicados no Brasil, Pablo De Soto e Bernardo Gutiérrez.

http://mappingthecommons.net/pt/

http://pablodesoto.net/



- Frente três de Fevereiro - Grupo de pesquisa e intervenção artística acerca do racismo na sociedade brasileira. As intervenções da Frente Três de Fevereiro criam novas formas de manifestação sobre as questões raciais. Sua abordagem gera novas leituras e coloca em contexto dados que chegam à população de maneira fragmentada e manipulada. O coletivo cria um diálogo original e afinado entre imagem e som em seus documentários, registros de ações e performances audiovisuais que o fazem referência na construção da linguagem audiovisual contemporânea. Participam do AVLAB São Paulo Laboratório + Encontro Felipe Brait, Daniel Lima, Sato, entre outros integrantes.

www.frente3defevereiro.com.br



- O Crânio Sonante (Skull Souding) - Coordenado pelo filosofo italiano Massimo Canevacci, O Crânio Sonante é Grupo de trabalho e investigação entre a teoria e a performance, que experimenta o cruzamento transdisciplinar entre antropologia, anatomia, literatura, música, elementos narrativos e cultura digital. Partindo de um conto autobiográfico do escritor tcheco R. Maria Rilke, intitulado Urgeräusch, a performance-investigação articula-se entre a multi-sensorialidade analógica e o mix de mídias digitais, fazendo uso de formas estéticas e expressivas como as polifonias desossadas, música anatômica e sons ósseos. Participam do AVLAB São Paulo Laboratório + Encontro, Massimo Canevacci, Marilia Pisani, Rita Wo, Caleb Luporini, Renato Fabbri e Pedro Paulo Rocha.

SOBRE A COORDENAÇÃO E CURADORIA:
Daniel Gonzalez Xavier* é gestor cultural e curador independente, especializado em arte, tecnologia, artes sonoras, audiovisuais e projetos educativos multiplataforma. Formado em Comunicação Social pela FAAP de São Paulo, tem especialização em cinema pela Escuela Audiovisual Metropolis de Madrid, é mestre em Gestão Cultural pela Universidade Carlo Tercero de Madrid e atualmente cursa o doutorado em Artes da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Em 2003 participou da curadoria e coordenação do Festival de arte, mídia e ativismo Território de Anti-Espetáculo realizado no SESC Pompéia. Em 2004 e 2005 foi coordenador e curador do seguimento do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, FILE Hipersonica. Entre 2005 e 2009 foi Mediador Cultural e Educativo do programa de arte, tecnologia, ciência e sociedade, Medialab-Prado de Madrid. Coordenou o ciclo de arte e tecnologia Encontros AVLAB na Espanha, Chile, Argentina e Brasil.

AVLAB São Paulo: Laboratório + Encontro - SESC Pompeia - Dias 21, 22, 23 e 25 de fevereiro de 2014. Sexta, das 19h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 18h .Terça das 19h às 22h. Gratis e aberto a todos os públicos. Necessidade de inscrição prévia no módulo Laboratório (ver info.) oficinas@pompeia.sescsp.org.br


Contato:
Daniel González Xavier
Cel. 11 -984166448

Email indiempire@yahoo.com.br


Voltar para página principal

Website por
.